top of page

HISTÓRICO

Nossa história

A proto-história do CEDES iniciou-se em agosto de 2004, com a formação, na FIESP, de grupo de estudos dedicado ao direito econômico, com a participação de diretores e gerentes jurídicos de empresas associadas e coordenação de João Grandino Rodas. O formato desse grupo evoluiu, vindo a constituir, em 2009, o Centro de Estudos de Direito Econômico e Social. 
 

Com o passar dos anos, as pesquisas, as mesas científicas, os seminários e os debates ocorridos no CEDES, criaram ambiente propício, ademais de linhas de pesquisa, apropriados, que possibilitaram, em 2012, a criação de Curso de Especialização “lato sensu” em Direito e Economia dos Negócios. Por seu turno, a experiência amealhada no evolver de sua atividade fim e do referido curso de especialização ensejaram a concepção do Mestrado Profissional Direito, Justiça e Impactos na Economia, recomendado pela CAPES, em 2020 e já em sua terceira turma. 


Ao objetivo primordial do CEDES, consubstanciado no estudo, no debate e na pesquisa, agregou-se, colateral e complementarmente, o do ensino superior de pós-graduação “stricto sensu”, na modalidade profissional. 
Atualmente, o histórico das atividades do CEDES, seu amadurecimento institucional e as realizações no âmbito do Programa de Mestrado Profissional, subsidiam Projeto de Doutorado Profissional, cuja área de concentração é Direito, Justiça e Impactos Sociais. Esse projeto complementa, harmoniosamente, o mencionado Mestrado Profissional. Os Programas de Mestrado e de Doutorado materializam os adjetivos constantes da nomenclatura do CEDES, corporificando sua vocação “social” e demonstrando preocupação com os impactos causados pelo direito na sociedade em geral. Tais repercussões não podem ser desprezadas pelos legisladores, nem pelos aplicadores do direito.  

Âncora 1
bottom of page