BRASÃO
O Brasão
O escudo ibérico em verde sinaliza liberdade, bons serviços prestados e fé, cuja orla em prata significa integridade, trabalho e prosperidade. A Faixa em Banda em vermelho, que lembra fortaleza e vitória, é abocanhada por duas cabeças de dragão, evocando bravura e coragem. As cinco arruelas em prata, à direita da Faixa em Banda, na parte inferior, denotam continuidade e permanência; enquanto que a cor prata simboliza integridade, trabalho e prosperidade. À esquerda da Faixa em Banda, na parte superior, o livro, em prata, rememora o brasão da Harvard University, trazendo o significado de firmeza e excelência de ensino. Por fim, o sobreposto ramo de louros é extraído da simbologia do Max Planck Institut fur Ausladisches und Internationales Privatrecht.
Abaixo do escudo, o listel em prata, traz gravado em preto: “nihil satis nisi optimum” (nada, a não ser o ótimo). Por trás do listel e do escudo, ergue-se a maça em ouro, que alude à autoridade; em cujo topo figura o sol, como é retratado na Ordem do Sol Nascente, uma das mais prestigiosas do Japão.
Os traços e o lema do brasão de armas do CEDES transmitem sua gênese e suas aspirações, inspiradas na trajetória de realizações de seu idealizador, João Grandino Rodas